quarta-feira, 28 de julho de 2010

Re: Informações sobre o Extremos Oeste

Em 13 de julho de 2010 20:02, João Boy escreveu:
Ao Blog do Divisor:

Tenho como objetivo em termos de viagem, conhecer os quatro extremos do país, o Norte - Monte Caburaí, Sul - Arroio Chui, Leste - Ponta do Seixas (já conheço) e o Oeste a Serra do Divisor.

Viajando pela internet, me deparei com o Blog do Divisor, e gostaria se possível de onter algumas informações a respeito do acesso ao extremo oeste do Brasil.

1- Existe acesso ao ponto mais oeste do Brasil?
2- Existe um marco delimitando o ponto mais a oeste do Brasil do parque ou próximo a ele?
3 - Pelo que entendi o ponto mais a oeste é a nascente do Rio Moa, ele é navegavel, consegue-se navegar até o extremo oeste???
4 - Quanto tempo de viagem de barco entre Cruzeiro do Sul (pelo que sei é umas das ultimas cidades do oeste) até o ponto extremo (caso exista)?

Agradeço antecipadamente qualquer informação, pois aqui em São Paulo não temos muitas informaçãoes sobre esta região.

Atenciosamente

João Augusto de Oliveira Filho


Olá João,
Desculpe a demora, seu email ficou um pouco perdido na caixa de prioridades, que são muitas ;^), mas na faxina da semana ele entrou na lista novamente.
Estava aguardando o retorno de expedição que fora justamento a esta área do Parque.

A eles não foi possível alcançar o Marco 76, extremo ocidental brasileiro, devido às condições de acesso: não há, hoje, uma trilha demarcada, retornaram a uma distância de cerca de 5 quilômetros do ponto, medido no GPS.
Também recolheram informação de que trabalhadores peruanos que fazem a extração madereira haviam deslocado o marco alguns quilômetros para dentro do território brasileiro.
Em contato com o 61º Batalhão de Infantaria de Selva, foram informados que haverá uma expedição do Exército provavelmente em agosto, para fixação dos marcos, esta é uma tarefa rotineira do 61BIS na região.
Talvez você consiga algum apoio do Exército nesta sua empreitada. Os telefone de lá são (68) 3322-2025,  3322-2018 e 3322-4231 (fonte: lista telefônica CZS)

Sobre as condições do caminho, ele é navegável até um certo ponto, mas depois exige caminhada e pernoites na Floresta. Nesta época de verão você levará dois dias até o último ponto habitado no pe da serra do rio Moa, subirá o rio ainda um dia e andará outros dois ou três dias, até alcançar o marco 76.

Boa sorte na investida, precisando de mais alguma informação ou outra forma de apoio, estamos a disposição.

Atenciosamente,
Pablo de Avila Saldo
Eng. de Computação - Analista Ambiental
PARNA Serra do Divisor/AC
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário