segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Programa ARPA: Subcomponente Participação Comunitária

Pra quem não sabe, ARPA é o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (da sigla em inglês Amazon Region Protected Areas). É um programa do Governo Federal, financiado por doadores internacionais, com o objetivo de proteger 50 milhões de hectares da Amazônia.
Dentre as estratégias de conservação, está a promoção do desenvolvimento das populações no entorno das UC de Proteção Integral, minimizando o impacto dessas populações dentro ou fora das Unidades.
É aí que entra o Subcomponente Participação comunitária.
No entorno do PNSD foram contemplados 4 projetos através das seguintes instituições: APIWTXA, CPI/AC, SOS Amazônia e Amigos das Águas do Juruá.
Neste momento, estamos no Centro Yorenka Ãtame (Saberes da Floresta), onde os índios Ashaninka estão desenvolvendo uma estratégia de repasse e construção de conhecimentos juntamente com outras populações tradicionais. Para tanto, o apoio do ARPA foi fundamental, permitindo que moradores da RESEX Alto Juruá e comunidades no entorno imediato participassem de cursos realizados no centro, como o de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Quando digo, estamos, é porque Marina Kahn, consultora do Funbio para acompanhar a totalidade do os projetos, está aqui para supervisionar a aplicação dos recursos e avaliar os resultados obtidos com os quatro selecionadoss. Também podemos verificar as atividades da CPI/AC, que se consorciam com as da APIWTXA, mas dentro de uma ótica de fortalecimento institucional das organizações indígenas e não indígenas no Alto Juruá Acreano.
Durante a nossa estadia no Yorenka, também tivemos a grata surpresa de presenciar a refundação da Aliança dos Povos da Floresta, durante uma oficina de elaboração do Plano de Manejo da Reserva extrativista do Alto Juruá.
Amanhã, vamos acompanhar as ações da SOS Amazônia e, a partir do dia 28, em Cruzeiro do Sul, reuniremos com os Amigos das Águas do Juruá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário